Oi Futuro apresenta musical infantojuvenil inspirado nas canções de Lamartine Babo: Tra-La-Lá

image_pdfimage_print

Musical fica em cartaz no centro cultural em Ipanema de 14 de janeiro a 26 de março.
14_Tra-la-lá_Crédito Rafael BlasiCompositor de famosas marchinhas de carnaval, de inúmeros sambas e dos hinos populares dos clubes de futebol do Rio de Janeiro, o grande artista carioca Lamartine Babo (1904–1963), o Lalá como era carinhosamente conhecido, tem sua obra revisitada no musical infantojuvenil Tra-la-lá. Com direção de Ana Paula Abreu e texto original de Vanessa Dantas, o espetáculo fica em cartaz de 14 de janeiro a 26 de março, no teatro do Oi Futuro em Ipanema, sempre aos sábados e domingos, às 16h. Lamartine foi uma das pessoas mais conhecidas no meio artístico brasileiro na primeira metade do século passado. As suas melodias são repetidas em festas juninas, bailes de carnaval e rodas de samba até hoje. Tra-la-lá tem patrocínio do Governo do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Idealizado pela atriz, cantora e flautista Anna BelloTra-la-lá apresenta a obra de Lamartine ao público infantojuvenil de forma lúdica. “Muitas pessoas conhecem as músicas de Lamartine e não sabem que são de sua autoria. Queria levar para o teatro a história desse artista genial e cheio de facetas, mas não queria que fosse um musical biográfico”, explica a atriz. “Criamos uma história de amor inspirada no universo poético do compositor sem deixar de contar quem foi Lamartine”, diz Anna, que lembra de ter tido um primeiro contato com as canções do Lalá ainda criança, por volta dos 12 anos, quando era integrante do projeto Flautistas da Pró-Arte.

No palco, Anna Bello (Dona Juju Balangandã), Daniel Haidar (Pedro), Isabela Rescala (Tina), Leandro Castilho (Armando Boaventura) e Leonardo Miranda (Seu Voronoff) tocam diversos instrumentos e cantam 26 músicas de Lamartine Babo ao vivo, acompanhados do percussionista Matias Zibecchi. Criado por Carlos Alberto Nunes, o cenário revela uma praça tradicional com bancos e um coreto.  Os figurinos divertidos e coloridos são de Carol Lobato e Aurélio de Simoni assina a luz da montagem. “É um espetáculo que reúne diferentes linguagens – teatro de bonecos, cinema e música – para contar uma história de forma leve e fluida que não se prende a questão biográfica”, diz a diretora Ana Paula Abreu.

A praça é o ponto de encontro de todos os personagens. Lá, o viúvo Seu Voronoff trabalha com o seu hospital portátil de bonecos e não esconde uma antiga paixão dos tempos de escola por Dona Juju Balangandã, que aparece todos os dias para vender suas bugigangas na praça.  Armando Boaventura, artista e músico da praça, e os jovens Pedro (neto de Voronoff) e Tina (neta de Juju) vão ajudar o Seu Voronoff a conquistar novamente o coração de Juju. Criado pelo artista visual Bruno Dante, o boneco de Lamartine entra em cena para contar momentos da sua vida pessoal e profissional, além de auxiliar Seu Voronoff a colocar em prática o seu plano para reconquistar Juju Balangandã.

Fotos: Paula Catunda

FICHA TÉCNICA

Direção: Ana Paula Abreu
Direção Musical e arranjos: Marcelo Rezende
Texto: Vanessa Dantas
Pesquisa: Pedro Paulo Malta
Idealização: Anna Bello
Direção de Movimento: Eléonore Guisnet-Meyer
Figurino: Carol Lobato
Cenografia: Carlos Alberto Nunes
Iluminação: Aurélio de Simoni
Criação, realização e figurino dos bonecos: Bruno Dante
Audiovisual e Foto: Rafael Blasi
Programação Visual: Clara Meliande
Direção de produção: Renata Blasi
Produção: Diálogo da Arte Produções Culturais
Realização: Doravante Produções Artísticas
Elenco:
Anna Bello (Dona Juju Balangandã), Daniel Haidar (Pedro), Isabela Rescala (Tina), Leandro Castilho (Armando Boaventura),Leonardo Miranda (Seu Voronoff) e Matias Zibecchi (músico)

SERVIÇO:

Temporada: De 14/01 a 26/03.
Dias e horários: Sábados e Domingos, às 16h
(não haverá espetáculo nos dias 25 e 26 de fevereiro).
Local: Oi Futuro Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 57 (Ipanema). Tel.: (21) 3131-9333.
Ingressos: R$ 20 (inteira) | R$10 (meia)
Duração: 60 minutos.
Classificação: Livre.
Gênero: Musical infantojuvenil.
Horários da bilheteria: De terça a sexta, das 14h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 13h às 20h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.