AUDIÇÕES CHEGANDO! É HORA DAS DICAS!

image_pdfimage_print

Foto: Adam Ank

A AUDIÇÃO faz parte da vida de um ator. Audicionar é estar mais precisamente em cena, fazendo uma performance em condições de total pressão. Muitos atores ficam tão focados, tão nervosos que se esquecem de arriscar, de se divertir e mostrar realmente seu lado artístico.

Geralmente nas audições, os atores chegam preparados e se esforçam mas alguns ficam nervosos e acabam se atrapalhando. Resolvemos então pesquisar algumas dicas  que podem ser usadas antes, durante e depois da audição para reduzir angústias e aflições dos nosso pequenos astros.

ANTES DA AUDIÇÃO:

Relaxe na noite anterior.

Se estiver nervoso, faça uma refeição leve e procure descansar. Leia um livro, mude de assunto dentro da sua cabeça, você já está preparado.

Prepare-se, mas sem enlouquecer.

Estude sua música e seu texto em casa e não fique repassando tudo na sala de espera. Você já sabe a letra e o texto. Esteja aberto a mudar tudo o que planejou se o diretor pedir algo diferente. Lembre-se: é para ser divertido.

Seja pontual.

O ideal é chegar na hora marcada, mesmo que você tenha que esperar. Chegar atrasado, além de ser pouco profissional, também deixa você mais nervoso. Ah! E não se justifique se atrasar. 

Evite comparações.

Na sala de espera tem mais doze pessoas lindas, altas, magras, interessantes, vocalizando com uma voz maravilhosa e sorrindo com dentes branquíssimos? Desencana. Nenhuma delas é você – e este pode ser justamente o seu trunfo.

Leve uma cópia impressa do seu currículo e foto atualizados.

Mesmo que você já tenha enviado por email, pode ser que o diretor de elenco queira ter uma cópia na mão, durante sua audição. Vai saber. Não custa nada.

DURANTE A AUDIÇÃO:

Traga seu melhor sorriso.

E que seja verdadeiro! Entre na sala de audição com segurança, ocupe o espaço e estabeleça a comunicação com a banca com simpatia. Mostre gratidão e alegria por esta oportunidade.

Você tem o poder de mudar tudo.

Às vezes os membros da banca podem estar cansados, após um dia cheio, e podem parecer irritados ou desinteressados. Às vezes eles podem até mencionar que estão cansados. Mas a sua performance tem o poder de tornar aquele momento único e interessante.

Divirta-se!

Por mais que uma audição seja, tecnicamente, uma avaliação, ela também é uma ótima oportunidade de performance. O pianista sempre vai ser ótimo, a plateia está interessadíssima e você provavelmente escolheu uma música ou uma cena que adora. Brilhe.

APÓS A AUDIÇÃO:

Pronto, acabou.

Agora, independente de ter ido bem ou mal, de ter feito tudo o que queria ou deixado uma nota escapar do trilho, vá tomar um sorvete.

Seja legal com você mesmo.

Aprender com os erros é importante. Mas não significa condenar-se a dias de autocomiseração, muito menos submeter seus amigos a lamentações. Sério. Quebrar uma nota ou esquecer a coreografia não são problemas tão graves assim. Leia um jornal que passa.

 O resultado não é uma sentença.

Outro dia, o ator Nick Vila Maior escreveu nas redes sociais: “Em época de audições é bom refletirmos que um ‘Não’ ou um ‘Sim’  não validam nossa arte. Não é um SIM que provará seu grande talento e não é um NÃO que mostrará que você está fadado ao fracasso.”  Pego emprestadas as palavras sábias do Nick, para concluir: sim e nãofazem parte da nossa trajetória, o tempo todo. Aprender a usá-los para o nosso crescimento faz parte de nos descobrirmos, ou nos inventarmos, como artistas.

Fonte: http://mrzieg.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *