6º Festival Internacional Pequeno Cineasta no Rio

image_pdfimage_print

pequenos-cineastas-6De 3 a 5 de novembro, no CCBB do Rio, acontece o 6º Festival Internacional Pequeno Cineasta, que reúne filmes feitos por crianças e jovens do mundo inteiro.

A mostra competitiva conta com mais de 40 filmes de cerca de 11 estados brasileiros e 30 países, como Espanha, Coréia do Sul, Polônia, Áustria, Suíça, Eslovênia, República Tcheca, Iran, Índia, Congo e França. A competição é dividida em quatro categorias: criança nacional e internacional (de 8 a 12 anos) e jovem nacional e internacional (13 a 17 anos). Os vencedores são escolhidos pelo público e por um juri formado por pequenos cineastas sob orientação de um profissional da área. A temática é livre, por isso, o evento tem se tornado um espelho da infância e da juventude, trazendo para a tela o debate sobre temas universais como preconceito, educação, política sociais, entre outros.
Além da mostra competitiva, o festival promove mais três mostras paralelas fora da competição: a “Mostra Oficina Pequeno Cineasta”, com trabalhos realizados pelos alunos da oficina “Pequeno Cineasta”; “Sustente sua História”, que traz curtas sobre sustentabilidade, em cartaz no Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico do Rio; e “Mostra Especial Escola Orson de Kid”, que apresenta uma seleção dos melhores curtas da escola de cinema espanhola,de Madri, no Instituto Cervantes, em Botafogo.

Também fazem parte da programação workshops e oficinas gratuitas.

Para a criançada, dias 3 e 4 de novembro, no Museu do Meio Ambiente, o diretor do festival internacional “Vou Anim!arte”, Alexandre Juruema, ensina a técnica de animação Stop Motion. Ao final, os alunos desenvolverão um filme, que será exibido na cerimônia de encerramento, dia 6, no CCBB.

Nos mesmos dias, a convite do festival, diretamente da Espanha, a professora da escola “Orson the Kid”, Maite Frade, vem ao Rio para ministrar o workshop “O cinema no desenvolvimento da criança”, voltado especialmente para professores e educadores, no Instituto Cervantes, em Botafogo.

As inscrições para ambos estão abertas (sujeito a lotação) e devem ser feitas pelo email: contato@pequenocineasta.com.br

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *